-
Arquitetos: Architecture Show
- Área: 129 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Toshihisa Ishii
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é estreito e longo, entre uma rodovia e um penhasco. O conceito chave do desenho, além de assegurar um espaço de vida suficiente, era harmonizar o projeto com o entorno natural.
O terreno encontra-se dois metros abaixo do limite da rodovia, e a inclinação natural foi utilizada audaciosamente sem a tentativa de uma reestruturação. O edifício tem uma forma muito estética que parece flutuar no ar. O lado norte frente à pista é plana e simples. Ao se aproximar da casa de carro, a forma branca da parte oeste do edifício se torna gradualmente maior e reflete a luz do sol.
Não há janelas nas laterais do edifício. Está projetado para que desde todas janelas apenas o mar seja visível. A atenção se volta ao som das ondas do mar, criando uma experiência de vida relaxante. A casa não está no meio da cidade, mas num entorno natural único, motivo pelo qual o arquiteto a projetou para trazer os benefícios deste entorno aos residentes.
Naturalmente, o projeto deveria proporcionar a funcionalidade de uma residência. O primeiro pavimento da casa horizontal, que serve como garagem, foi construído em concreto armado, enquanto o segundo nível, parte da qual funciona um escritório, assim como o estar e a copa no terceiro pavimento, é de uma estrutura mista de madeira e concreto armado. Como não há linha de visão nas quatro direções, as águas pluviais são recolhidas dentro da estrutura através da inclinação da cobertura.
A casa vive com a imensidade da natureza, às vezes de forma suave e outras de forma feroz. O certo é que o proprietário agora ama a rica variação do clima japonês.
Originalmente publicado em Novembro 04, 2014.